Quais os tipos de carrocerias metálicas? – DICA DO HOMEM DO BAÚ #276

A carroceria do caminhão é fundamental para um transporte seguro. No entanto, será que os empresários, frotistas e gestores da área de transportes, em geral, conhecem realmente os principais tipos de carrocerias?

Entre os modelos básicos deste segmento estão as carrocerias metálicas, as quais a 4TRUCK Soluções Sobre Rodas é empresa especializada na fabricação sob encomenda de implementos com chapas de aço, chapas de alumínio, parafusos, entre outros materiais da melhor qualidade.

Carroceria carga seca, desenvolvida pela 4TRUCK (Divulgação/4TRUCK)

A carroceria é a parte do caminhão onde a carga é transportada e suas medidas dependem do tipo de veículo ao qual ela está vinculada. Por isso, é importante saber escolher as fabricantes e os tipos de carrocerias metálicas que cumpram as especificações exigidas por lei, além de atender a necessidade de cada cliente em seu processo de produção.

O tipo de carroceira metálica conhecido como “carga seca” é um dos mais tradicionais do mercado. É uma alternativa mais econômica para o transporte, uma vez que proporciona o manuseio mais fácil de carga e descarga de materiais.

É ideal para o transporte de carga seca em geral, como mercadorias encaixotadas ou paletizadas, chapas e barras de aço, madeiras, engradados, latas e tambores, entre outros. Os caminhões mais indicados para serem acoplados a essa carroceria são: caminhonetes, toco, truck e carreta.

Já a “carroceria graneleira”, como o próprio nome já diz, é utilizada para o transporte de grãos, como milho e soja, além de fertilizantes e adubos. Esta categoria pode possuir “guardas simples alta” ou “guardas duplas” escamoteáveis, com bicas para o escoamento dos grãos no assoalho. Conta ainda com um sistema de arcos e lona para proteção da carga, que facilita a acomodação dos itens e garante um transporte mais seguro e eficiente.

Este modelo pode ser utilizado mais adequadamente em caminhões de tipo truck, carreta (cavalo simples ou LS), bitrem e rodotrem.

Dentro do portfólio da 4TRUCK, também desenvolvemos uma carroceria metálica, voltada especialmente para o transporte de cilindros, tubos, de PVC ou de aço, por exemplo.

No entanto, há inúmeros modelos de carrocerias metálicas no mercado. Há padrões para diferentes objetivos e tamanhos, para se adaptarem a cada tipo de veículo, seja ele de pequeno porte, como um VUC, ou de grande porte, como as carretas.

 

Confira os principais tipos de carrocerias metálicas fabricadas atualmente:

Pranchas: Entre as opções de carroceiras metálicas, estão as pranchas de caminhões. Elas possuem maior duração e alta resistência para realizar o transporte de cargas pesadas, como máquinas agrícolas e tratores. Sua utilização se dá em caminhões, carretas ou carretas LS.

Porta Container: Este modelo é, geralmente, acoplado à carroceria do tipo truck ou carreta e, como o próprio nome diz, é ideal para o transporte de cargas de contêineres, uma vez que proporciona maior fixação do produto na carroceria e, consequentemente, maior segurança na viagem.

Canavieira: Como o nome sugere, o modelo é recomendado para o transporte de cana de açúcar, já que possui abertura na parte superior, facilitando o carregamento e descarregamento da carga.

Florestal: Este tipo de carroceria metálica facilita o transporte de toras de madeira por exemplo. Este equipamento é fechado na parte frontal e na traseira, permitindo que o processo de carga e descarga seja feito pelas laterais do veículo.

Conheça mais sobre as nossas carrocerias metálicas e solicite o seu orçamento aqui .

 

Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário também.

Até a próxima!

Osmar Oliveira

CEO 4TRUCK Soluções Sobre Rodas

Escreva seu Comentário!

Escreva seu Comentário!