4TRUCK

Se você já tem conhecimento sobre universo de caminhões, possivelmente já sabe as diferenças. Agora, caso ainda não, vem conferir com a gente!

Basicamente, as principais distinções entre um e outro caminhão é a quantidade de eixos, a capacidade de carga e o máximo em peso bruto total (PBT) de cada um.

No caso do caminhão “toco” ou caminhão semipesado, que é o nome popular para o veículo do tipo 4×2, há apenas dois eixos simples na carroceria, sendo um frontal e outro traseiro. Para esse tipo de veículo, a capacidade de carga, o PBT e o comprimento pode variar de acordo com o projeto de cada montadora.

Diferença visível entre caminhões se dá pelo número de eixos (Getty Images)

Já o “truck”, também conhecido como “trucado” ou caminhão pesado, trata-se do caminhão do tipo 6×2, que detém três eixos, incluindo eixo duplo traseiro na carroceria. Sua robustez tem o objetivo de oferecer uma capacidade maior de carga e, ao mesmo tempo, assegurar melhor desempenho na condução do veículo, por isso a presença de um eixo adicional.

Já a capacidade de carga do caminhão pesado segue o exemplo do “toco”. Cada montadora trabalha com diferentes tipos de capacidade máxima de carga, algumas até excedendo as 23 toneladas de PBT.

A 4TRUCK, especialista em implementos rodoviários, produz baús e carrocerias metálicas para estes tipos de veículos. Aproveite e confira aqui.

Conheça mais sobre os nossos implementos para Caminhões “Toco” e “Trucado” e solicite o seu orçamento.

 

Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário também.

Até a próxima!

 

Osmar Oliveira

CEO 4TRUCK Soluções Sobre Rodas