4TRUCK

dashboard-Uma-ferramenta-útil-para-gestores-de-frota

Conquistar uma gestão de frotas que se destaque pela excelência e leve a sua empresa a produzir os melhores resultados é uma tarefa repleta de desafios.

É preciso estar atento a todos os detalhes da operação: do atendimento ao cliente ao processo de entrega dos volumes, além da boa conservação dos veículos e furgões e da capacitação dos profissionais.

Para que todos seus processos funcionem e você tome decisões assertiva, é preciso contar com ferramentas que organizem e facilitem o acesso à informação.

O uso de planilhas já foi muito útil nesse sentido, hoje, contudo, existe uma ferramenta mais poderosa que cumpre essa função: o dashboard.

O que é o dashboard? 

A ideia é simples: um painel que contenha as informações estratégicas que facilitem a visualização rápida e que ficam disponíveis 24 horas por dia para os gestores.

Dessa forma você é capaz de monitorar todos os aspectos de sua gestão de frotas em tempo real, com as informações distribuídas de um modo simples e intuitivo.

Nele podem estar, por exemplo, as entregas programadas, quantos veículos estão em trânsito, a programação das manutenções dos furgões, quais motoristas estão com a CNH a vencer etc.

O dashboard é uma solução poderosa para não aconteça mais situações, como falta de informações de planilhas, que atrasam seu trabalho.

Organizando o dashboard para sua gestão de frotas 

Se você nunca trabalhou com essa ferramenta, a implementação inicial pode parecer difícil, contudo, rapidamente os efeitos positivos serão sentidos.

Para construir um bom dashboard, siga as seguintes recomendações:

  • Não utilize muitas cores 

As cores ajudam a separar os assuntos e verificar a urgência de cada tarefa, porém é preciso ser simples. Muitas cores deixam a visualização confusa e cansativa.

  • Evite muitos efeitos 

É possível adicionar efeitos em seu painel, como alarmes, por exemplo, que devem ser discretos, especialmente se estiverem em locais com muitos funcionários, porque podem causar distrações.

  • Imagens devem ajudar, não atrapalhar 

As imagens devem ser utilizadas para facilitar a visualização. Evite aquelas apenas para efeito decorativo. Emojis são uma boa saída para indicar o andamento dos processos e projetos.

A mesma coisa com gráficos. Caso opte por utilizá-los, prefira aqueles que permitem uma melhor leitura da situação.

  • Evidencie os dados relevantes 

Dados irrelevantes não devem fazer parte do seu dashboard para não poluí-lo com informações que não serão utilizadas.

A ideia é facilitar, e não dificultar o entendimento sobre a situação de sua empresa.

Siga essas dicas. Você tem tudo para montar um painel que contribua para conquistar a melhor gestão de frotas e por consequência aprimorar seus resultados!

Gostou deste artigo? Continue acompanhando as Dicas do Homem do Baú e fique por dentro de outras medidas que vão auxiliar no crescimento de seu empreendimento.

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br