Como evitar problemas em sua unidade móvel? – DICA DO HOMEM DO BAÚ #275

Depois da febre dos restaurantes móveis, investir em negócios itinerantes que oferecem produtos e serviços de diversos segmentos tornou-se grande opção entre os empreendedores.  Essa tendência é cada vez mais percebida no franchising brasileiro, no qual o número de franquias sobre rodas só aumenta a cada ano.

Acredito que é um mercado muito próspero e tende a crescer muito nos próximos anos. No entanto, como em qualquer investimento, é importante analisar os prós e contras de cada unidade móvel, além de avaliar o modelo financeiro considerando aspectos como faturamento, lucratividade e retorno sobre o valor investido.

Unidade móvel desenvolvida pela 4TRUCK para grande empresa do ramo alimentício (4TRUCK/Divulgação)

Além disso, muitos empreendedores se esquecem de avaliar os gastos, por exemplo, com as manutenções deste tipo de veículo. Por isso, sempre recomendamos aos nossos clientes a atenção com a necessidade de manutenções periódicas dos veículos para se evitar contratempos mecânicos ou elétricos e até acidentes mais graves – como incêndios já registrados.

O ideal é que o empreendedor ou franqueado realize manutenções preventivas e/ou corretivas a cada seis meses. Isso porque surgem pequenos reparos, já que as unidades móveis estão em constante movimento

Porém, depois de algum tempo de uso, os problemas podem se tornar mais graves caso as revisões não sejam realizadas adequadamente. Os contratempos mais comuns que costumam acometer as unidades móveis são pontos de infiltração na estrutura do furgão/baú, reaperto/fixação de algum equipamento, revisão de portas e gavetas do mobiliário em marcenaria, eliminação de pontos de contaminação (ferrugem), além da necessidade da revisão hidráulica e elétrica.

Outro aspecto que merece atenção especial é em relação aos itens elétricos, como quadros de distribuição e a bitola dos cabos de circuito, que precisam atender às recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para respaldar os clientes, a 4TRUCK fornece ainda a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de todo o projeto elétrico.

Dicas do Homem do Baú:

  • Avaliar gastos com itens mecânicos ou elétricos antes da aquisição;
  • Fazer revisões periódicas (a cada 6 meses, preferencialmente);
  • Revisões devem ser feitas de acordo com o segmento de atuação da unidade móvel;
  • Atenção a pontos de contaminação (ferrugem) dentro da unidade móvel;
  • Necessidade de revisão de portas e gavetas do mobiliário em marcenaria;
  • Manter um negócio móvel parado, por conta da falta de manutenção, é prejuízo (financeiro) na certa
  • Itens elétricos precisam atender às recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
  • Sempre solicite a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de todo o projeto elétrico da sua unidade móvel

Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário.

Até a próxima!

Osmar Oliveira

CEO 4TRUCK Soluções Sobre Rodas

Escreva seu Comentário!

Escreva seu Comentário!