Como controlar a temperatura no baú de alumínio? – DICA DO HOMEM DO BAÚ #279

Fazer com que um carregamento chegue ao destino final pode ser uma tarefa desafiadora. Tal responsabilidade fica ainda mais intensa quando a carga exige cuidados especiais, tais como alimentos perecíveis e medicamentos específicos.

Nessas situações, é necessário que o transporte seja feito em um baú especial para proteger os produtos do calor. É o caso do baú com isolamento térmico (isotérmico). Assim, a mercadoria chegará ao local de entrega com a mesma qualidade com a qual saiu da distribuidora. Por isso, o controle de temperatura é fundamental nesse caso.

O baú com isolamento térmico sem refrigeração, que mantém a temperatura entre 15°C e 25°C, geralmente é indicado para o transporte de eletrônicos, alimentos não perecíveis, medicamentos sem restrições de conservação e até hortaliças.

Para o desenvolvimento dos baús isotérmicos, geralmente são utilizados dois tipos de materiais: isopor e poliuretano (também conhecido pela abreviação de PU), que são indicados de acordo com a temperatura com a qual o distribuidor irá trabalhar.

O poliuretano, por contar com uma espessura maior que o isopor, é utilizado em isolamentos mais rigorosos: quando há necessidade de temperaturas entre – 5°C a 5°C por exemplo. Neste tipo de baú, são carregados produtos que exigem maior conservação, como congelados, remédios e alimentos perecíveis.

O revestimento interno, que cobre o isolamento, também é uma escolha importante, já que pode ser feito com alumínio ou fibra de vidro, uma vez que a ANVISA  pede que a superfície seja lavável. As diferenças entre os materiais usados são as emendas e o aspecto visual.

 

REFRIGERAÇÃO

Além disso, existem três tipos de máquinas refrigeradoras:

  • Acoplada

Como o próprio nome já diz, elas são ligadas ao motor do caminhão, tendo a desvantagem de ter o funcionamento interrompido todas as vezes que o veículo é desligado;

  • Elétrica

Ela funciona da mesma forma que a acoplada, mas a vantagem é que, quando o motor é desligado, o refrigerador pode dar continuidade ao trabalho, desde que ligado a uma tomada;

  • A diesel

Ela é a mais eficaz, pois a máquina possui a própria fonte de energia, anulando a chance de a operação ser interrompida.

 

Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário também.

Até a próxima!

Osmar Oliveira

CEO 4TRUCK Soluções Sobre Rodas

Escreva seu Comentário!

Escreva seu Comentário!