4TRUCK

Entenda nesse artigo as principais diferenças entre os caminhões VUC, caminhões toco e os caminhões trucados.

Já falamos aqui no blog sobre os tipos de caminhão que temos rodando pelas estradas do Brasil, mas ficam algumas duvidas, por exemplo, você sabe que são os caminhões VUC? Sabe mesmo? E o que é um caminhão toco e um trucado? Vamos entender melhor esses conceitos nesse artigo e se você é iniciante nesse ramo, esse post é para você!

A primeira coisa que devemos saber é que caminhão não é diferenciado apenas por marca e modelo. O CONTRAN (conselho nacional de transito) limitou o peso máximo por eixo, pois quanto maior o peso e a força aplicada, maior é o desgaste do asfalto.

Caminhões VUC

A sigla dos caminhões VUC (veículos urbanos de carga) se refere aos veículos (camionetes ou caminhões) de pequeno porte e que podem circular dentro da cidade, tendo como limite de peso 3,5TON. Como exemplos, podemos citar as camionetes Iveco Daily, MB Sprinter, Renault Master, Hyundai HR, Kia Bongo ou Foton 3.5; ou caminhões como MB Accelo, Ford Cargo, VW Delivery, ou Iveco Vertis.

Caminhões toco

Caminhões toco também são conhecidos como caminhões da classe semipesados, a sua principal característica é ter um eixo simples suportando a carroceria, ou seja, um eixo frontal e um eixo traseiro. Sua capacidade de peso é de 6 toneladas (PBT 6 TON) e comprimento máximo de 14 metros. Como exemplo, citamos as linhas Constellation da VW, Aton e Atego da MB, Cargo da Ford ou Tector da Iveco.

Caminhões trucados

Caminhões trucados, caminhões da classe pesado, são caminhões que possuem eixo duplo na sua carroceria, ou seja, dois eixos de roda juntos com a finalidade de obter o melhor desempenho possível na estrada. Um dos eixos traseiros recebem a força do motor, a capacidade desses caminhões varia entre 10 a 14 toneladas com um peso bruto máximo de 23 toneladas e o comprimento máximo de 14 metros também.

Agora deu para entender um pouco mais sobre as diferenças dos caminhões? Se esse artigo te ajudou de alguma forma, compartilhe nas redes sociais; e se ficou alguma duvida, deixe nos comentários ou envie uma mensagem pela nossa pagina do Facebook.

Duvidas com relação a implementos rodoviários para o seu caminhão? Consulte no blog a categoria “homem do baú”.

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira| www.4truck.com.br