As vantagens do baú de alumínio para caminhão – DICA DO HOMEM DO BAÚ #269

Baús de alumínios têm vantagens em relação aos de aço

Mais leve, durável, sustentável e bonito que outros materiais, o alumínio é cada vez mais usado em caminhões. Se uma infinidade de produtos (como alimentos e bebidas) se vale dele nas embalagens para manter as características e chegar até os consumidores sem alterações de forma e sabor, o alumínio também “viaja” com essas mercadorias, seja nas carrocerias e furgões de caminhões, pelas ruas e estradas afora.

Quem vê os “caminhões baú” em circulação talvez não se dê conta de que a maioria desses compartimentos tem a estrutura quase toda formada por chapas de alumínio. Muitos caminhões trucados e carretas passaram a utilizar, nos últimos anos, uma quantidade maior de chapas e perfis do metal nas carrocerias abertas. Também não podemos esquecer os ônibus, que usam o material na estrutura, nos pisos, tubos internos e em revestimentos.

A utilização crescente do alumínio nos transportes explica-se pela série de vantagens que o metal confere ao produto final (caminhões ou ônibus). Um dos principais benefícios é seu peso estrutural em relação ao aço, o que permite veículos com menor tara (peso da estrutura) e maior capacidade de carga. Um caminhão de porte médio, com carroceria de alumínio, chega a pesar 700 kg a menos que o similar com carroceria de aço, além de possuir elevado valor residual. Uma carroceria com dez anos de uso, quando é vendida como sucata, chega a valer metade do preço de uma nova.

Do ponto de vista da Engenharia, os projetistas conseguem reduções significativas de peso com ligas de alta resistência. É um metal resistente à corrosão e sua alta relação resistência-peso garante o sucesso da utilização em projetos estruturais. O alumínio pesa 1/3 a menos que o aço e esse menor peso estrutural acaba significando menor consumo de combustível, de pneus, de lubrificantes, menor desgaste de peças e, em contrapartida, proporcionando o aumento da capacidade de carga e maior eficiência operacional.

Outro ponto forte do alumínio é a maior durabilidade do material, por ser imune à oxidação. Requer menos mão de obra na montagem do equipamento, eliminando pinturas ou tratamentos químicos no metal, além de proporcionar um acabamento de melhor aspecto visual.

Logo, basicamente os principais benefícios do alumínio nos implementos são: excelente resistência à corrosão, o baixo peso específico – a redução de peso chega a 300 kg num furgão – e o bom acabamento que o material proporciona.

Na linha de produção da 4TRUCK, uma das principais fabricantes de implementos do país, os furgões de alumínio (baú carga seca, revestido ou isotérmico) levam o material nas chapas corrugadas, teto e perfis. Trata-se de uma exigência do mercado, uma vez que o cliente considera a relação custo/benefício na hora de comprar um implemento. Depois de investir alguns milhares de reais na compra do caminhão, ele não deve arriscar na compra do implemento.

 

Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário.

 

Até a próxima!

 

Osmar Oliveira

CEO

4TRUCK Soluções Sobre Rodas

Escreva seu Comentário!

Escreva seu Comentário!