Entenda como funciona o biodiesel no caminhão, como é produzido, o que é B5, B20 ou B100 e saiba as suas vantagens em comparação com o diesel fóssil que vem do petróleo.
Para entender como funciona o biodiesel no caminhão, precisamos falar da estrutura do caminhão. Começando pela diferença entre o caminhão que é preparado para o B100 e o diesel convencional, basicamente é que o caminhão tem um filtro especifico para tratar o biodiesel que é mais viscoso que o diesel convencional.
O substrato dentro do catalisador é maior que os demais caminhões, porque com o biodiesel a queima dentro da câmara de combustão ocorre em uma temperatura mais alta e isso gera uma quantidade maior de inox. Portanto o substrato dentro do catalisador precisa ser maior para dar conta dessa quantidade elevada de inox.
Os intervalos de troca do óleo e do filtro de combustível são menores também no caminhão que usa o biodiesel.
A redução na emissão de CO₂ é cerca de 60% a menos com o biodiesel no caminhão que o diesel convencional. O desempenho de dirigibilidade permanece a mesma de um caminhão movido a diesel convencional.
Biodiesel no caminhão, o que é B5, B20 ou B100?
A diferença do biodiesel para o diesel fóssil é que o biodiesel vem de fonte vegetal, enquanto o diesel fóssil é proveniente do petróleo. Portanto, quando falamos de B5, B20 ou B100 essa numeração indica a quantidade percentual de Biodiesel misturada no diesel. Sendo assim, B20 é um diesel com 20% de biodiesel misturado ao diesel comum e B100 é 100% vegetal.
Vantagens do biodiesel no caminhão em relação ao diesel
- Fonte renovável: O Biodiesel pode ser feito com óleo de mamona, babaçu, canola, dendê, semente de algodão, azeitona, palma, amendoim, linhaça, coco e açafrão. Todos sendo replantados, enquanto o petróleo é cada vez mais escasso no planeta.
- Não gera CO2 para a atmosfera.
- Gera empregos aumentando a economia do setor agrícola.
- O Biodiesel é biodegradável.
Ainda há melhorias a serem feitas com relação ao uso do biodiesel, como o custo que auinda é maior que o do diesel convencional e a absorção de água. Contudo, o biodiesel tem enorme potencial para substituir de vez o diesel fóssil que contamina o nosso planeta. Com maior investimento gerará uma quantidade de empregos considerável para o país. Sendo que quanto maior a sua produção, menor será o custo para o consumidor final.
Até a próxima!
Postado por: 4Truck | www.4truck.com.br