Quem trabalha com transporte de cargas sabe que uma das maiores preocupações dos clientes que procuram esse tipo de serviço são as condições que os volumes chegarão ao destino, por isso manter os componentes da carreta, ou baú, em bom estado é fundamental.
Nos caminhões que utilizam baú lonado, é imprescindível se atentar ao estado da lona utilizada em sua cobertura, não apenas quanto a rasgos e furos, mas também quanto a sua higienização, conservando os volumes transportados em suas características originais.
Higienizando baú lonado
As lonas de caminhões ficam expostas a diversos fatores desde as mudanças climáticas, a poluição e pó de origens variadas a até mesmo ação de pássaros e outros tipos de animais, podendo acumular as mais diversas sujeiras com o passar do tempo.
Quem nunca se deparou com uma lona que de tanta fuligem e manchas, mal é possível distinguir a cor original? Mais do que a preocupação estética, o acúmulo de sujeira pode ser transferido à carga transportada. Além disso, pode dificultar a identificação de qualquer dano que possa existir na cobertura.
Uma boa higienização da lona, realizada de forma periódica, permite uma prestação de serviços de maior qualidade e reforça junto ao cliente a preocupação, com todos os detalhes que envolvem o transporte de volumes.
O processo é simples e rápido, valendo a pena ser estabelecido junto aos procedimentos rotineiros de manutenção preventiva, afinal além de limpar a lona, permite um feedback periódico de seu estado de conservação, possibilitando programar a troca de forma assertiva, reduzindo custos e se antevendo aos imprevistos.
Para a higienização em si, o ideal é utilizar a máquina VAP que consegue expelir a água com força suficiente para remover as manchas e sujeiras mais difíceis de forma rápida e prática, sem afetar a composição da lona. As vassouras de cerdas duras devem ser evitadas, uma vez que o atrito no momento de “varrer” irá causar desgaste no material afetando sua resistência.
E importante utilizar sempre água fria, evitando água quente e vapor que afetam a tintura e podem causar manchas definitivas. Nesse aspecto deve sempre se atentar também ao sabão utilizado, dando sempre preferência aos neutros e não corrosivos.
Após a realização da lavagem é muito importante que antes de armazenar a lona de sua carreta a deixe secar completamente, nunca é demais lembrar que a umidade é uma grande inimiga de diversos materiais, causando mofos e, em alguns casos, até seu apodrecimento, inviabilizando o uso.
O cuidado com os volumes transportados, se atentando a todos componentes utilizados para o acondicionamento dos mesmos no baú, ou carreta, é essencial para aqueles buscam se destacar no mercando oferecendo um serviço de qualidade superior, incluindo aí a higienização de seu baú lonado, que é um procedimento rápido e fácil de ser realizado.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre o mundo dos caminhões!
Dúvidas ou sugestões? Comente!
Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br