4TRUCK

4truck-customizados-carroceria-metalica-pintura-personalizada-iveco-daily-1

bau-do-caminhao-derrapagem-3

Quando dirigimos em estradas e rodovias é preciso estar atento a diversos fatores que vão das nossas ações ao volante, as condições da via e mesmo o estado de conservação dos componentes de nosso veículo para assim evitar acidentes e completar a jornada com segurança.

A derrapagem é uma situação caracteriza pelo travamento das rodas do veiculo enquanto o mesmo continua a seguir em frente e tem como consequência mais comum as colisões traseiras, contudo, no caso dos veículos de carga por seu tamanho e características podem colaborar para o tombamento do baú do caminhão.

Evitando derrapagens de caminhão

Como sabemos e sempre falamos aqui em nosso blog, manter a integridade da carga transportada é um dos principais desafios do caminhoneiro, sendo que além da amarração e do estado do baú do caminhão, a forma como o veículo é conduzido também pode ser um fator essencial para esse objetivo.

Diversos fatores podem ocasionar uma derrapagem como: presença de bolsões de água na pista, ocasionando aquaplanagem; mau estado de conservação do sistema de freios; mau estado de conservação dos pneus; acionamento do freio de forma brusca, sendo que esse efeito e potencializado em caso do baú do caminhão estar cheio.

Durante o processo de derrapagem o condutor perde o controle sobre o veículo e com as rodas travadas qualquer movimento no volante pode levar ao tombamento e, em casos mais graves, até mesmo ao capotamento com graves consequências a todos.

A melhor maneira de prevenir esse tipo de incidente é realizar a manutenção preventiva dos componentes de seu caminhão, realizando sempre a troca das peças quando necessárias, e evitando assim maiores gastos que as quebras das mesmas poderiam vir a ocasionar.

Além disso, adotar uma postura ao volante de atenção e respeito à legislação e sinalização, mantendo uma distancia segura dos veículos a frente permitindo que haja tempo de reação adequado, também são atitudes que evitam não apenas as derrapagens, mas um sem número de possibilidades de acidentes.

Esses cuidados devem ainda ser redobrados em casos de condições climáticas desfavoráveis, como chuvas e as temíveis neblinas, sendo recomendado que nesses casos diminua sensivelmente a velocidade de maneira preventiva.

No entanto, sabemos no transito a preocupação não deve ser apenas com as de nossas atitudes, mas também a dos outros, assim como situações inesperadas podem vir a ocorrer.

Caso seja obrigado a acionar o freio de seu caminhão de forma brusca e o mesmo inicie o processo de derrapagem deve em primeiro lugar se manter calmo e segurando o volante na posição em que se encontra, tire o pé do pedal do freio e com as rodas destravadas procure uma área de escape.

A melhor forma de evitar acidentes e situações de perigo é a prevenção e adoção das melhores práticas ao volante, dessa forma você, seu caminhão e sua carga poderão sempre cumprir suas viagens com toda segurança e tranquilidade.

Continue nos acompanhando para saber mais!

Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!

Até aproxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br