Como já falamos aqui no blog a grande maioria dos acidentes que ocorrem em rodovias e estradas do nosso país tem como a origem a imprudência dos motoristas, que adotam práticas que expõem a riscos não apenas a sua vida, mas de todos que estão a sua volta.
Fazer um trânsito menos violento é dever de todos, mas para aqueles que vivem nas estradas transportando a produção brasileira nas carretas essa responsabilidade é ainda maior. É dever do caminhoneiro sempre conduzir o seu veículo de acordo com a legislação e adotar as melhores práticas para prevenir acidentes.
Um dos fatos mais facilmente observáveis quando dirigimos na estrada é a grande quantidade de veículos que não respeitam a distancia segura ao veículo da frente, o que além de ir em desacordo com as normas previstas em lei, ainda pode causa acidentes com conseqüências fatais.
Longe do meu baú de caminhão
Para os veículos de grande parte o respeito a distancia do veículo a frente é ainda mais importante, especialmente se estiver com o baú do caminhão carregado e, portanto com veículo mais pesado.
Quando qualquer veículo automotor está em movimento e acionamos seu sistema de freios, o mesmo irá “travar” as rodas impedindo que as mesmas continuem a rodar. O tempo e distancia necessários para que a parada total ocorra irá depender de fatores como: estado do sistema de freios, condições da pista, velocidade e peso total do veículo.
Ou seja, caso a distância para o veículo que se encontra a sua frente não for suficiente para que todo o processo de frenagem ocorra de maneira adequada, fatalmente haverá uma colisão com a sua traseira.
Se nesse tipo de acidente entre veículos do mesmo porte as conseqüências já podem ser gravíssimas, imagine um veículo de passeio de pequeno porte sendo acertado por um veículo de carga com o baú do caminhão lotado, ou seja, ainda mais pesado.
Além disso, os que desobedecem a legislação devem estar prontos para sofrer as sanções previstas em lei, onde nesses casos é aplicado uma multa no valor de R$ 127,69 além de somar pontos na carteira.
Portanto na hora de conduzir seu caminhão nas rodovias, fique sempre atento com a distância do veículo à frente, que além do citado acima, deve possibilitar margem de manobra ao condutor caso algum fato inesperado, como um engavetamento, venha a ocorrer.
Embora a lei não estipule em medidas o que seria um afastamento seguro, como referência adote um tempo de 4 a 7 segundos do veículo a frente, lembrando que quanto mais pesado estiver o baú do caminhão, maior deve ser esse tempo.
Adotar práticas de direção que não coloque sua vida, a dos demais, bem conserve a integridade de sua máquina e carga, é dever de todo caminhoneiro. Adote essa ideia você também!
Continue nos acompanhando para saber mais!
Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br