4TRUCK

bau-de-caminhao-barulho-4

Durante a condução de caminhões é preciso estar atento a diversos fatores desde os visuais, como os acontecimentos na rodovia e indicações do painel, aos relacionados ao tato e aplicação de força, como dificuldades para girar o volante, engatar marchas e acionar pedais, mas também aos barulhos produzidos pelos veículos.

Mesmo com todos os cuidados e a manutenção preventiva em dia o desgaste causado pelas longas distâncias, oscilações no asfalto, peso das cargas no baú do caminhão e mesmo o tempo de uso, podem ocasionar problemas inesperados que necessitam de uma rápida resposta dos motoristas para evitar acidentes.

A necessidade de se atentar a barulhos incomuns no caminhão

No momento que damos a partida em um veículo, mesmo com a tecnologia existentes nos dias de hoje, o mesmo produz diversos ruídos que indicam seu funcionamento, que em uma situação normal não chamam a atenção nem de motoristas, nem daqueles que estão a sua volta.

No entanto, qualquer barulho estranho e fora do comum podem ser indicativos de graves problemas, que podem estar relacionados desde o mau funcionamento de algum componentes ou mesmo a uma má acomodação de cargas no baú do caminhão.

Diante dessa situação a melhor atitude a ser tomada é procurar um local apropriado para estacionar o veículo mais próximo do ponto em que se encontra e buscar identificar a origem do problema, evitando forçar o mesmo para que a situação não venha a se agravar, ocasionando quebras ou acidentes.

Imagine a seguinte situação: um motorista em seu caminhão começa ouvir barulhos incomuns, como o de ferro batendo, ao lado de seu veículo e logo depois uma dificuldade em virar o volante.

Diante da situação o mesmo resolver continuar sua viagem até uma cidade próxima onde conhece um mecânico de sua confiança, e que para chegar à mesma é preciso atravessar um trecho sem acostamento.

Durante esse trajeto, mesmo com a velocidade reduzida, o problema, que estava localizado na roda, se agrava causando a soltura da mesma.

O resultado: um grave acidente que levará ao comprometimento da cabine pode ocasionar perda das cargas acondicionadas no baú do caminhão, e a roda solta pode vir a bater em algum veículo que sem acostamento e espaço para manobrar acaba batendo em outros e assim por diante.

Embora a história seja apenas um exemplo essa é uma situação que poderia ser real e reforça a importância de além da manutenção preventiva praticar também uma condução preventiva, ficando atento a qualquer detalhe que não esteja dentro da normalidade, incluso aí os barulhos.

Dessa forma além de prevenir acidente, evita-se o agravamento de danos nos componentes que também resultariam em um custo maior em sua manutenção e poderia exigir um maior tempo de reparo, retirando seu caminhão das ruas.

Lembre-se: no trânsito cada detalhe importa!

Ficou com dúvidas ou possui alguma sugestão? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br