Desde a década de 1970, a preocupação com medidas que reduzam os danos ambientais são destaque na agenda global.
Intensificada nas últimas décadas, essas medidas exigem esforços e contribuição de todas as esferas da sociedade.
A emissão de gases poluentes por veículos automotores é um dos maiores inimigos de nosso planeta e saúde.
Com isso, ao longo dos anos, diferentes normas e regulamentações são implementadas com o objetivo de reduzir essas emissões.
No Brasil, a resolução do Proconve obriga, desde 2012, veículos a diesel equipados com o sistema SCR a utilizarem o ARLA 32.
O que é o ARLA 32?
É a sigla utilizada para designar o agente redutor líquido de óxido de nitrogênio automotivo.
O reagente, composto de 32,5% de ureia de alta pureza misturado à água desmineralizada, atua em conjunto com sistema SCR.
Como resultado de seu uso, há redução nos níveis de emissão de óxido de nitrogênio, altamente prejudicial à saúde.
O óxido de nitrogênio é um dos causadores da asma e principais fontes de poluição atmosférica.
Sabe quando você está chegando com seu baú de caminhão carregado a uma grande cidade e avista aquela camada cinza?
O óxido de nitrogênio é um dos grandes responsáveis por esse cenário nada animador.
Como usar o ARLA 32 em seu caminhão
O ARLA 32 não é um aditivo ao diesel, ele deve ser armazenado em seu tanque próprio, diretamente ligado ao SCR.
Sempre que o painel de seu veículo indicar, é preciso reabastecer o caminhão com a solução.
Para isso, procure sempre produtos que contenham o selo do INMETRO. Apenas dessa forma você terá garantia de sua eficácia.
E onde encontrar o ARLA?
Em postos de serviços, distribuidoras de combustível ou mesmo em concessionárias de peças.
As polêmicas com o reagente
Embora o uso do produto seja obrigatório desde 2012, muitos caminhoneiros ainda resistem ao seu uso.
Para eles, a utilização desse reagente afeta a potência dos motores e aumenta o consumo de combustível.
Assim, esses motoristas adotam práticas que visam burlar o sistema de controle de emissões.
Essas medidas não são recomendadas, uma vez que, em longo prazo, ocasionam problemas técnicos e, consequentemente, prejuízos.
Além disso, são consideradas como um ilícito ambiental e pode render multa de até R$ 50 milhões aos infratores.
Lembre-se de que mais do que realizar entregas com seu baú de caminhão, o caminhoneiro cumpre um papel social importante.
A preocupação com o meio ambiente e o futuro de nosso planeta é dever de todos!
Estar em acordo às leis é um sinal de responsabilidade e consciência ambiental.
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Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br