4TRUCK

como-preservar-os-amortecedores-do-caminhao-dicas-do-homem-do-bau-42-4truck-1

O sistema de suspensão, que tem no amortecedor sua principal peça, é vital para a segurança e conforto dos veículos, sejam eles de passeio e leves, mas principalmente quando falamos de veículos pesados e de carga, como os caminhões.

Conhecer o funcionamento dos amortecedores do caminhão, bem como e quando realizar a manutenção preventiva de forma correta é importante para garantir a segurança de motoristas, evitando quebras que podem ocasionar acidentes.

Funções e cuidados com os amortecedores de caminhões

Em diversos artigos em nosso blog falamos da importância da realização de manutenções preventivas, visando não apenas a segurança dos condutores e passageiros, mas também redução de custos e vida útil dos veículos.

No sistema de suspensão esses cuidados também devem ser mantidos. Responsável por conter os movimentos da mola e manter o contato do pneu com o solo, os amortecedores garantem estabilidade em curvas, lombadas e irregularidades no asfalto.

Sendo assim é fundamental que esteja em boas condições, para isso é importante evitar excesso de cargas, pneus desgastados, alta velocidade ao passar por lombadas e buracos, bem como realizar o alinhamento da direção periodicamente assim como revisar outros itens do sistema de suspensão.

As consequências do mau estado de conservação dos amortecedores do caminhão podem ser graves, causando perda de estabilidade, desgaste irregular dos pneus, e talvez a mais preocupante, perda de eficiência no sistema de frenagem.

É importante entender que a falha no amortecedor não impede o funcionamento dos freios, no entanto aumenta a distância necessária para que o caminhão pare quando acionados, ainda mais em estradas onde o veículo pode desenvolver velocidades maiores.

Outras consequências como o maior desgaste dos pneus, além da questão de segurança que implicam, também afetam diretamente a parte financeira. Com a diminuição da vida útil do pneu, as trocas dos mesmos acabam sendo realizadas antes do previsto.

O ideal é realizar a revisão de todo o sistema de suspensão a cada 10.000 km, mas esse período pode variar de acordo com a utilização do veículo, o tipo e peso de carga. Também se sua rodagem ocorre mais em estradas ou cidades, bem como condições das vias.

Como sabemos, nem todas as vias se encontram em bom estado para a locomoção de veículos. Existem diversas estradas e rodovias no país que sofrem com a má conservação, sendo esse um dos grandes fatores de quebras no transporte de cargas pelo país.

Portanto, caso o veículo apresente sintomas como vazamento de óleo, ruídos na suspensão, balanço excessivo depois de freadas e arrancadas, perda da constância em curvas, redução do contato entre o pneu e solo e do controle da suspensão, pode ser que seja necessário verificar o amortecedor do caminhão.

Realizar a manutenção preventiva é um investimento em segurança e maior vida útil de seus veículos, representando assim redução de custos e danos.

Continue nos acompanhando para saber mais!

Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br