4TRUCK

Um dos cuidados fundamentais para a preservação do veículo, é a questão da aceleração do caminhão, saiba como lidar com a aceleração ao ligar e desligar o caminhão neste artigo.

Você sabia que ao ligar e desligar o caminhão o motor não pode sofrer mudança brusca de temperatura? Pois é, muitos caminhoneiros não sabem que a aceleração do caminhão de maneira adequada vai influenciar diretamente na durabilidade do motor do seu caminhão.

Como fazer a aceleração do caminhão?

Os cuidados com a aceleração do caminhão devem acontecer em 3 estágios; ao ligar, ao frear e ao desligar o caminhão, entenda:

  • Ao ligar: Não é recomendado acelerar o veiculo imediatamente após girar a chave. Para proteger peças como anéis, cilindros e outros do desgaste é preciso aguardar alguns segundos para que o óleo lubrificante circule todo o motor. Antes da ignição, com o motor desligado, o óleo lubrificante fica acumulado no Carter. Espere 30 segundos antes de acelerar.
    • Acelerar o caminhão sem esperar o óleo lubrificante circular pelo motor, pode causar atrito de metais e acelerar a deterioração do motor.
  • Ao desligar: O mesmo cuidado deve ser levado em consideração na hora de desligar o motor do caminhão. Depois de um longo período de uso do caminhão, a temperatura do motor está muito elevada. O ideal é esperar entre 30 a 60 segundos com o veiculo em marcha lenta, para que ocorra uma boa circulação do sistema de resfriamento. Reduzindo o desgaste do motor.

Se você gostou desse artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais e se você tem qualquer duvida sobre implementos rodoviários para o seu caminhão, deixe nos comentários ou mande uma mensagem pela nossa pagina do facebook.

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira| www.4truck.com.br