4TRUCK

Mais importante do que fazer a manutenção do baú do caminhão, é mantê-lo sempre em perfeitas condições de uso para que não ocorram surpresas desagradáveis. Assim, a revisão completa do implemento é um dos itens obrigatórios para que a viagem possa ser tranquila e segura.

Assim como há uma grande variedade de opções de implemento, também há uma série de fatores que influenciam no desgaste deste produto: o local onde você trafega (estradas esburacadas danificam mais rapidamente o implemento); a maneira como se dirige (levantar o truck quando está vazio pode danificar a estrutura do baú); e até como se faz a limpeza (limpar com produtos inapropriados pode acelerar a corrosão, por exemplo).

Apesar de todas essas variáveis, a periodicidade que se deve fazer a revisão em um implemento varia entre três meses e um ano. Mas, um tempo médio seguro e indicado gira em torno de seis meses.

Os itens mais comuns e importantes a serem checados na hora da revisão são os grampos de fixação, a parte elétrica, a faixa refletiva e, principalmente, a vedação. Isso porque grande parte dos baús tem o teto reto, o que acumula água e causa infiltração.

Isso sem falar nos incidentes que podem acontecer como pequenas colisões com copas de árvores, por exemplo, que também podem danificar o baú. Outro item a ser checado é o ripamento interno, usado frequentemente de maneira errada para prender os artigos a serem transportados.

E, como diria o ditado popular: prevenir é melhor que remediar. No nosso setor, não é diferente. Realizando a revisão preventiva, o seu implemento terá uma vida útil maior e, assim, você poderá fazer suas viagens de maneira segura, tranquila e eficiente.

Até a próxima!
Osmar Oliveira
CEO – 4TRUCK Soluções Sobre Rodas