4TRUCK

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Trânsito, a 4TRUCK aborda temas que vão ao encontro com a segurança de frotistas e caminhoneiros pelas ruas e estradas, a começar pela chamada Direção Defensiva. Aliás, você sabe o que ela significa? Vem conferir a seguir:

A Direção Defensiva nada mais é do que conduzir e cuidar do veículo de forma a se prevenir e prevenir o outro de possíveis acidentes. Por isso, alguns cuidados são essenciais. Confira abaixo.

 

Use SEMPRE o cinto de segurança

Mesmo que você já esteja próximo de casa ou do trabalho, a primeira coisa a fazer é se manter atado ao cinto de segurança durante todo o tempo em que estiver dirigindo. Não importa se você é condutor ou passageiro. Apenas retire o cinto de segurança quando o veículo estiver finalmente estacionado.

 

Cuidado com a velocidade máxima na pista

Você está dirigindo por uma estrada e à frente está a placa: 60 km/h. Porém, dependendo das condições de clima (como chuva), de trafegabilidade, presença de pedestres etc., sabia que estar dentro da velocidade máxima permitida na pista não significa que você está em segurança? Pois é! Ou seja, analise o cenário e, se preciso, dirija (sim!) abaixo da velocidade permitida para o local.

 

Distância segura do veículo à frente

Você possivelmente já cansou de ouvir isso, mas o fato é que essa atitude é muito importante e pode fazer a diferença para evitar um acidente seja na rua ou na estrada: mantenha uma distância segura do veículo à frente. Durante a noite – quando a visão fica prejudicada em relação ao dia – e ao enfrentar congestionamentos, tal atitude pode fazer uma grande diferença na garantia da sua segurança e de outras pessoas.

 

Chuva e curvas

Evite entrar em curvas em alta velocidade. Assim, você diminui as chances de capotamento e de acidentes fatais. Ao trafegar por curvas, diminua a velocidade para 15 km/h ou 20 km/h. Já em dias de chuva, tente não frenar de forma brusca, evitando, assim, aquaplanar – que quando o pneu do veículo perde o contato com a pista e o motorista acaba perdendo o controle do carro.

 

Faça manutenção preventiva periodicamente

Esse é um dos itens mais importantes. E sempre que possível, os verifique antes de começar a dirigir por ruas ou estradas. Confira combustível, a condição dos pneus, faróis, setas, luz de freio e limpador de para-brisa. E não menos importante, atenção ao sistema de suspensão, amortecedores e freio.

 

Carga

E quanto aos produtos transportados, cuide da amarração e distribua a carga devidamente, lembrando que é proibido trafegar com o caminhão com Peso Bruto Total (PBT) superior ao fixado pelo fabricante. Além disso, ao distribuir a carga de forma correta, você evita multas e taxas. E atenção: a carga não pode sobrecarregar nenhum eixo, hein!

 

Evite distrações

Ao dirigir, evite conversas e não deixe o som alto. Dessa forma, você conseguirá ouvir o som de outros veículos.

 

Sob neblina

Ao acender o farol baixo, outros condutores conseguem enxergar melhor o seu veículo. Por isso, nessas condições, mantenha-o sempre aceso.

 

Sinalização

Se você pretende ultrapassar um veículo ou mesmo fazer uma conversão, sempre confira os espelhos retrovisores antes. E lembre-se: não ultrapasse em local proibido!

 

Bolsos

Evite dirigir com objetos nos bolsos de camisas ou calças. É que, em caso de acidente, eles poderão causar ferimentos, incluindo graves cortes pelo corpo do motorista.

Acompanhe também nossos vídeos, com dicas e outras informações, no canal da 4TRUCK no YouTube. Aproveite e inscreva-se.

Até a próxima!

Osmar Oliveira

CEO – 4TRUCK Soluções Sobre Rodas