No início deste mês, o governo de Tarcísio de Freitas anunciou a instalação de 649 novos radares de velocidade e outros dispositivos de fiscalização nas rodovias de São Paulo, sob administração do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A previsão é que a implementação ocorra até janeiro de 2025.
Projetados para monitorar e controlar a velocidade dos veículos, os radares são uma resposta direta ao crescente número de acidentes causados por excesso de velocidade, garantindo um fluxo de tráfego mais seguro e ordenado. Além de sua função fiscalizadora, os radares também atuam como ferramentas educativas, incentivando uma condução mais prudente e consciente.
Segundo dados do Anuário Rodoviário de Acidentes 2023, publicado em maio pelo DER, ocorreram 662 acidentes fatais nas estradas administradas pelo órgão no ano anterior. Este é o maior índice registrado desde 2019, quando foram documentados 677 sinistros de trânsito com mortes nessas estradas.
A instalação de radares faz parte do Plano de Segurança Viária, um documento publicado este ano pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que estabelece metas até 2030. O objetivo é reduzir em até 50% o número de mortes em acidentes de trânsito.
De acordo com o edital de licitação, esses radares também devem multar motoristas que utilizarem o acostamento para evitar a fiscalização eletrônica. Além disso, os aparelhos realizarão leitura automática de placas e contagem de veículos. A lista completa das rodovias que terão radares instalados, assim como os locais específicos, está disponível no site do DER-SP e pode ser consultada clicando aqui.
No que diz respeito à distribuição dos novos radares, as rodovias que passam pela região metropolitana de São Paulo receberão a maior quantidade, com 124 novos equipamentos. Outras cidades contempladas incluem Taubaté, com 66 radares; Rio Claro, com 61; Presidente Prudente e Cubatão, ambas com 43; Assis, com 34; Ribeirão Preto, com 30; Bauru, com 29; e a região de Campinas, com 85 novos radares.