Em qualquer segmento de negócio, uma boa gestão é fundamental para que uma empresa alcance um melhor desempenho.
No setor de transporte rodoviário de cargas não poderia ser diferente.
São diversos os desafios encontrados na gestão de frotas e, para cumpri-los, o primeiro passo é evitar erros comuns no dia a dia.
Conheça os erros mais comuns na gestão de frotas
Muitas vezes, a experiência e o hábito fazem com que não percebamos as falhas presentes nas práticas adotadas para gerir as frotas de caminhões.
É comum ouvirmos a resposta “foi sempre assim” de gestores e líderes quando questionados sobre o porquê de fazerem uma coisa de um determinado jeito.
Se esse for seu caso, saiba que essa atitude é um erro grave e com grande potencial para prejudicar o crescimento de sua empresa.
Conheça os erros mais comuns na gestão de frotas e fuja deles no momento de gerenciar sua frota de caminhões.
- Não investir em tecnologia
No transporte rodoviário de cargas, os veículos são as grandes estrelas, mas isso não significa que não se deve investir em soluções de tecnologia de gestão.
É comum observar empresas que fazem todo o controle de seu negócio através de métodos ultrapassados, ignorando os benefícios dos softwares de gestão.
- Não acompanhar o histórico do veículo
Para entender quais as necessidades de um caminhão, é importante conhecer seu histórico de rodagem.
Nas frotas de caminhões, contudo, é comum essas informações se perderem.
- Não adotar a manutenção preventiva
Sempre falamos sobre o benefício da manutenção preventiva aqui em nosso blog e iremos continuar batendo nessa tecla por ser algo importante e que merece atenção.
- Não verificar as condições de caminhões antes da viagem
Grande parte dos problemas e ocorrências durante as viagens poderia ser evitada, caso uma verificação cuidadosa fosse realizada antes do caminhão ir para a estrada.
Infelizmente não é isso que ocorre, e observamos caminhões parados por falta de cuidados simples.
- Não tomar cuidado com o tempo de vida útil do pneu
Os pneus representam o segundo maior custo de uma frota atualmente. Contudo, os cuidados dedicados a esse elemento ainda deixam muito a desejar.
- Não capacitar seus profissionais
Quanto melhor seus funcionários, melhor será o desempenho de sua empresa. No transporte de cargas a formação de talentos ainda é deficitária.
Assim, práticas antigas que há muito se transformaram em mitos das estradas continuam a existir. E isso acelera o desgaste de componentes dos caminhões e aumenta o risco de acidentes.
Conquiste uma gestão eficiente para sua empresa. Verifique se você não comete esses erros comuns no seu dia a dia e tome atitudes para corrigi-los.
Quer saber mais sobre como conquistar uma gestão eficiente para sua transportadora? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma postagem em nosso blog!
Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br